quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Podemos corrigir isso?



Eu tenho observado muito ultimamente. É uma coisa que eu gosto, também pelo fato de ser escritor e estar no processo de criação de personagens, observar é essencial para mim. Eu passei por um periodo bem conturbado esse final de ano porém devo agradecer que já tenha passado pois estava com os nervos a flor da pele,necessitava aprender com isso. Há algum tempo escrevi um texto sobre hipocrisia e  achei mesmo que fui claro sobre o tema. Mas...pelo visto não fui...Então tentando ligar uma coisa a outra e acabei por esse resultado: O ser hipócrita não se enxerga e se vê como sol no sistema solar.Como se tudo girasse em torno dele.


Perfeito ninguém é e nunca será, existiu somente um ser perfeito que por pouco tempo passou por essa Terra. Não existe mais ninguém assim, desista. Mas o que é realmente hipocrisia? Vou dizer de uma maneira bem clara. É o ato de dizer algo que na realidade não é o que você é. Ações que você não faz, palavras que dentro de si, você não diz.Isso é hipocrisia, mas tem cura, pois isso é um defeito muito grande e feio. Eu seria muito falso se falasse que nunca fui desse jeito.Fui sim e corrigi, mesmo quando não precisava porque odeio gente assim, me dá nojo tenho vontade me afastar. Parece díficil não? Se curar desse terrivel defeito, mas não é. É muito fácil, é admitir só isso, admita todos os seus defeitos fale todos eles e depois veja o que você mudará. Você que está lendo isso pode pensar, ah tá então porque não fala os seus sabichão?

Sem problema nenhum.Não tenho medo, sou um cara orgulhoso, teimoso, ciumento sim e isso é uma coisa que preciso controlar porque eu vejo como um defeito horrivel, espero estar conseguindo, falo o que dá na cabeça não me importo se vai magoar alguém se for verdade e você me der essa liberdade falarei tudo na sua cara. E é outra coisa que preciso aprender, nem todo mundo aceita isso, nem todo mundo quer ouvir essas verdades, já aprendi que tenho que ficar um pouco na minha quando for expressar minha opinão, mas não tudo, pois nasci com opinião forte e vou morrer com ela, afinal eu sou humano e estou em aprendizado. Sou um pouco arrogante sim, tenho dificuldade de aceitar as coisas quando estou muito errado. São esses meus defeitos. Admita os seus agora. Eu quero muito controla-los, arrancar alguns deles pois são defeitos não doenças crônicas. É apenas uma questão de vontade, simples não? Quando pensar numa coisa boa para se fazer faça, não finja que fez para parecer mais legal..nós somos muito mais do que isso, eu sou, você é, todos nós podemos fazer uma grande diferença. Não mudar o mundo porque isso também hipocrisia, como você quer mudar o mundo se não muda nem a si mesmo? Arrume seus defeitos, cresca interiormente, aprenda,estude, seja uma pessoa diferente, errar é humano mas podemos muito bem esquecer essa desculpa ridícula e começarmos a agir mais e falar menos.

Não se renda a redes sociais, nem tudo o que aparece lá frases bonitas e tal é o certo.Se for compartilhar compartilhe o que você realmente faz com isso estará fazendo um bem não para os outros mas para si mesmo, reclame também mas que seja  verdadeiro não uma tendência, expresse sua opinião, vai ofender alguém? É verdadeira? Você está certo disso? Está fazendo pelo que acredita ou pela moda? Faça essas perguntas e depois poste o que quizer. Muita gente vai te julgar porque fez ou não fez, juízes em toda parte.Mas nesse momento respire fundo, pense. Essa pessoa não me conhece, não viu eu quem sou o que eu acredito, então quem ela pensa que é para me classificar ou julgar? Exatamente.nada. Amigos não julgam, não os verdadeiros, os de plástico com certeza mas o verdadeira vai chegar pra você tranquilo peguntar o que ta acontecendo, se está tudo bem, porque você pensa desse jeito, acredite ele vai tentar compreender você,pois ele é seu amigo, amizade é para isso. É isso que um amigo vai fazer. Seja feliz, conserte seus defeitos, sem hipocrisa, sem falsidade, sendo você mesmo. É díficil, mas estamos aqui para vencer, não perder. Como eu disse antes, somos mais.Somos muito mais.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Raiva e Paz

Pensei muito sobre o que escrever. Passei por muitos problemas familiares, um tempo atrás já tava passando...e então veio outros problemas.Complicados...não vou falar nem argumentar mais nada. Eu estou muito cansado.Na verdade passei por fases: tristeza,esperança,etc e agora a raiva. Não existe algo que me deixe mais irritado que julgarem minha personalidade e minhas opiniões. Eu odeio isso, primeiro porque isso fere muito meu orgulho, sou muito orgulhoso e teimoso, dependendo como se encara podermos dizer que é um defeito , mas para mim não é. Teimosia eu sei que é um grande defeito. Mas orgulho não, pois foi ele que me segurou em todas as puxadas de tapete e tapas na cara que eu recebi na vida. Quando eu era mais novo eu até ligava sabe? Eu era muito inocente e guardava as coisas dentro de mim, mas hoje não. Tudo o que eu penso eu falo, sem medo nenhum se eu souber uma verdade sua que você não está vendo vou falar, pode ser que doa, pode até ser que você me abandone mas vou dizer. Meu estilo musical me influencia tambem nessas ações, eu ouço Heavy Metal, um estilo de atitude que quebra tabus e não tem medo de falar o que pensa. Mesmo que isso seja para ofender alguém. Eu já ofendi alguém e muitas vezes não tinha motivo e muitas vezes tive motivo de sobra pois é minha opinião sobre algo ou alguém. Eu não sou perfeito ainda, só Jesus Cristo foi. Não sou malvado por causa disso tenho apenas ideias diferentes...aliás sempre fui diferente sempre gostei do improvavel e o mais díficil. E estou crescendo ainda e amadurecendo, tenho muito mas muito o que aprender. Talvez eu mude de opinião, talvez daqui a dez anos pense diferente do que eu penso agora, mas até lá vou estar da mesma maneira que estou hoje.

Tudo é possível. Ouvi uma vez que eu afasto as pessoas. Isso me chocou, me fez pensar de novo.Talvez seja verdade..será? No fundo eu sabia que sim e fiquei muito triste de admitir isso, mas no final eu sorri sabe porque? Porque mesmo eu afastando as pessoas eu fiz o que eu devia fazer. Não sou de ficar calado, não mais. Pode ser que ninguém entenda meu lado, o porquê de tudo isso. Mas também não me importa, eu sou o que sou assunto encerrado. Eu decidi abaixar a espada, não vou mais sentir raiva desnecessária, mas não sou um homem ruim, nem malvado. Nós muitas vezes nos dividimos em deuses e generais porém não passamos de humanos pequenos que erram, que magoam, que afastam. E claro que alegram, acertam e amam.Esse ano foi maravilhoso para mim, eu conheci gente nova, me esforcei como nunca, ri muito, cresci muito, também magoei, deixei  algumas pessoas tristes e perdi muitas amizades.Mas o mais importante de tudo isso é que aprendi muitas lições se chorei ou se sorri não importa agora. Eu sinto que cada vez mais eu estou buscando minha paz.Eu preciso disso, minha paz.As amizades que eu perdi foram especiais naquele momento, não correrei mais atrás delas, não ficarei implorando perdão, apenas as lembrarei com muito carinho agarrando firme no meu peito, pois elas foram muito importantes para mim e ainda serão se precisarem de mim.Quando você diz para uma pessoa : Ah eu morri para você, ou você morreu para mim. Isso não é tão verdade, pois na morte não é o tempo que se passa, não é doença que se contrai e não é o acidente que se sofre que uma pessoa morre de verdade. Ela morre quando é esquecida. É simples. Mas chega de raiva, de angústia. Agora vamos escrever uma nova pagina nesse livro. Porque o que passou passou, apenas uma capitulo ruim agora vamos para o  próximo. Foi dificil mas depois de compartilhar isso aqui estou muito melhor.Depois de tudo que foi falado conclusão: Não sou um homem ruim,apenas ideias, opiniões e pensamentos fortes. Somente isso sou um homem bom, poeta, escritor que sabe ver as coisas boas da vida e as ruins, romântico, apaixonado, ciumento e protetor...pegajoso? É um dos meu defeitos embora me esforce para controlar, um dia chego lá. É isso que eu sou nada mais e nada menos que isso. Sigo as leis do meu coração.

Linda! Um dos personagens de ficção que me deixa muito alegre de ver e inspirador.Não poderia deixar ela de fora nessa nova jornada ;)

domingo, 14 de outubro de 2012

Amor, simples e eterno


Se sentir fraco...e forte ao mesmo tempo...
Correr mais rápido que um raio, sem se cansar
E voar mesmo quando não se tem asas

Nada me impede de sorrir sem parar
E meu coração tem leves pulos de aceleração
Um vazio que antes havia, se preencheu tão rápido

É isso que o amor faz, sempre ele
Abalando o inabalavel
E provando de forma simples o que é o certo e errado

Na vida tudo passa, passa rápido
Mas queria ser eterno, para amar-te eternamente
Mas creio que eterno não posso ser

Então apenas uma promessa posso dizer
Uma simples e humilde promessa
Posso não ser eterno, mas até o fim de minha existencia

Te amarei para sempre minha princesa, rainha, eterno amor. 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Morte 10/10


Tudo termina com um suspiro
Em um mundo branco, de silêncio
Sem nada mais a dizer

Todas as brigam cessaram
Tudo terminou...rápido.Simples
Sem dor, sem nenhuma palavra

Aqui minha pedra foi esculpida
E muitos por aqui passaram
Mesmos aqueles que são folhas

Porque não importa o tempo que passou
O tempo que ainda passará, não importa
O que levamos por dentro, conta mais do que qualquer coisa

A alegria não acabou, nunca acabará
Apenas nos separamos por um breve momento
Para que um dia nos reencontrarmos.

Sempre levarei seus sorriso junto a mim
Nunca com tristeza, nunca com pesar
Mas sim com muito amo, pelo que representou, e ainda representa.

Ficará apenas a saudade
A lembrança, a vontade
Chorarei hoje, mas não fique triste

Pois nem todas as lágrimas são ruins.






terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hipocrisia


Hipocrisia

''A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.'' Fonte : Wikipedia




Faz tempo que eu gostaria de escrever sobre esse tema. Porque é um assunto que gera muitas discussões, bom começando, minha maior influencia para discutir sobre isso foi algo que vi no na rede social conhecida como Facebook, imagens, citações atitudes falsas de pessoas que eu conheço muito bem e não são na realidade da forma que se descrevem.

No começo eu senti raiva sabe? Pensei como uma pessoa pode fingir dessa maneira, como pode achar que pessoas vão acreditar nela? É tão díficil ser quem você é? Por pior que seja?É dificil...o julgamento, a dúvida de aceitação.


Mas aí algo interessante acontece. Um dia essas máscaras quebram e tudo aparece. Nada fica enterrado para sempre, nada.

Todo seu fingimento em parecer a pessoa que você não é vai ruir, tudo que você construiu vai desaparecer, porque além de não sincero com os outros não foi sincero consigo mesmo.

Mas fico pensando o que leva uma pessoa a fazer isso? Medo..pode ser..caratér, também...ou será que a pessoa já nasce assim? Sinceramente eu que
quando você cresce e assume uma personalidade, é responsavel pelos seus atos e sabe o que faz. Na verdade não sinto nada por essas pessoas.


Somente pena, por não conseguirem olhar para o espelho e arrumar o quadro, a não ser autoconfiantes, não terem coragem de assumir seus erros e serem eles mesmos por pior que sejam.O que eu realmente penso e acredito é que se você faz amizade com uma pessoa confia nela e se ela for mesmo seu amigo vai respeitar sua personalidades.Meu professor de português um dia me disse uma frase que levei a vida inteira.

''Se fossemos seres perfeitos, não viveríamos nesse planeta.'' Quer começar a ter uma vida de verdade?

Seja você mesmo, sem medo e sem arrependimento, tenho certeza que o quadro que você pintará será outro.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Namorar é...


Namorar...hoje em dia isso se tornou uma grande necessidade.Será mesmo? Ou será mais uma forma de se mostrar, se autoafirmar para a sociedade?No meu ponto de vista namorar não é mais aquela responsabilidade, aquele cuidar daquele que ama, de estar presente, de se apaixonar de verdade.

Hoje em dia namorar é colocar status no facebook de relacionamento sério, namorar é só sexo, só desejo, nada além disso. Você namora um, três meses, tudo bem, pensando que é o relacionamento perfeito.Mas depois desse curto período, começa a tratar mal, ser grosseiro, não se importar se está bem ou não, não dar a mínima importância para o sentimento do outro.

E aí começam as brigas, as decepções, aquele ou aquela que você conheceu não existem mais. Vocês tem aqueles momentos bons, que são pequenos e passam a maior parte do tempo brigando.Mas a grande pergunta é...o porque disso? Mais e mais estamos perdendo. Nós não temos que namorar porque a garota é linda, ou um cara é bonito, não por desejo, não por status, mas sim pelo coração.

Um relacionamento com brigas desgasta você, faz ficar doente e namorar não é isso. Também não é falar só ''eu te amo muito''. Namorar é conviver, entender,proteger e escutar. É paciência, é abandonar o seu orgulho um pouco, e saber como se sente o próximo, deixar o desejo de lado, é uma grande responsabilidade e uma grande alegria, sentimos uma paz imensa quando estamos com aqueles que amamos.É sorrir um dia inteiro e não saber o porque. Hoje em dia ficar está na moda, mas eu peço que você pense e abandone essa idéia, ficar não é bom para ninguém, quanto mais se fica, mas é que evidente o quanto você continua sozinho ou sozinha.



Meu final conselho é : Pense antes, muitas vezes somos tomados pelo desejo, pela insegurança ou incerteza, mas pense, sinta o amor, se apaixone de verdade, com o coração e ficará tudo bem.Verá que o sentimento é mais importante do que o desejo. Um olhar, mãos dadas, um abraço são coisas pouco valorizadas, mas as coisas mais simples é que dão diferença em um relacionamento.E lembre-se, namoro com brigas, ciumes excessivos, não é namoro.É prisão.Você é maior que isso, você merece muito mais que isso.

domingo, 7 de outubro de 2012

Maldade


Ah a maldade. Como as pessoas são más..nem todas elas, mas parece que algumas não conseguem resistir, enquanto não fizerem algo de ruim não ficam satisfeitas. Queria entender o porquê disso, qual o motivo.

Qual o motivo de você quando está no metrô ou no onibus, não dar lugar para um senhor ou senhora cansado, ou mulher cansada se você for homem, sim não é vergonha nenhuma fazer isso, se chama educação.

Mas no ato de você não fazer isso, se negar, fingir que dorme, ignorar você está sendo malvado.Tem pessoas muito fortes, carismáticas, inteligentes só que invés de usar isso para o bem usam para o mal, não conseguem pintar outro quadro.





É uma grande necessidade que eles tem, de menosprezar o mais fraco, humilhar o indefeso, agredir o pequeno. Muitos vão dizer que talvez seja a culpa dos pais...eu concordo em parte disso, porém quando você cresce é possível distinguir a coisa certa da coisa errada. E hoje em dia essa desculpa não cola sinto muito.

Mas sabe? Não sinta dó dessas pessoas, nem pena porque elas não merecem esse tipo de sentimento, faça melhor...ajude, converse, sempre mostre o outro lado.Porque elas são fracas, futéis, não existem, vazias.




Mas e as vítimas dessas pessoas, como vão se erguer? Como vão superar e ir para frente? Simples, força de vontade, você consegue tudo, pode derrubar as montanhas que quizer se dentro de você, acreditar no bem que existe nesse mundo e que faz sim, parte da diferença.

Pode ser díficil e talvez até me diga, ah Raposa, é mais fácil falar do que fazer.Realmente é mais fácil falar. Mas também não é fácil acreditar? Acreditar que embora tudo que você passe, toda injustiça, tudo de ruim é passageiro??

Quando anoitece o sol se esconde, para assim levantar mais tarde com todo brilho que ele possui.Acredite sim no bem desse mundo e ele que você tem que lutar.Tudo que você luta será recompensado. E treine o perdão porque afinal o lutador mais forte não é aquele que derruba seus adversários com socos e sim aquele que o derruba sem levantar um punho.

sábado, 6 de outubro de 2012

Sua escolha

Faz um tempo que tenho pensado em várias coisas em minha vida. Muitas coisas aconteceram e muitas também não aconteceram...Eu sempre quis saber, e estudo muito os sentimentos humanos, o que leva uma pessoa a fazer uma coisa ou outra.E recentemente eu lembrei de uma época da minha vida que tudo era mais simples, apenas...viver a  vida entende? Se não, vou explicar. A melhor época da minha infância foi a Era Ayrton Senna. Nosso país estava muito mal, mas o povo era diferente, eram pessoas que amavam seu país e queriam lutar por ele. De repente esse jovem piloto da fórmula um dá um sentido para os nossos domingos.

Muitos domingos nós tinhamos orgulho de ser Brasileiros, pois um homem bom enfrentava e passou por cima de política e tudo de ruim para assim vencer. Mas para Deus sua missão iria terminar e para seu lado ele o levou, o país ficou de luto e infelizmente depois disso tudo mudou, a nova geração não sabe o que é o Brasil, Ayrton Senna ou a simples palavra chamada força de vontade. E se voltarmos um pouco antes da Era Senna, temos a Segunda Guerra Mundial e que muitos não sabem foi a ida do Brasil a guerra que enfim deu um fim na própria. Foram homens corajosos sem muito treinamento mas com um objetivo em comum : Paz no nosso mundo. Essa nova geração não conhece e tão pouco se importa, somente com outros países que muitas vezes não tem nada haver com elas. Isso me irrita um pouco, por exemplo hoje os países estão entrando em colapso, seja Estados Unidos ou Europa eles estão a beira da loucura, estão entrando quase em uma nova guerra. O Brasil já foi chamado de terra da esperança. Eu vejo muita gente reclamar de  politica, saude, educação...mas o povo nas ruas, não boicota serviços, não para o país, não grita, não luta, só fica marchando claro até as seis da tarde porque vai começar a novela ou pior fica postando em redes sociais que esse país não serve para eles.Mas ta aí a ironia, quem quer sair do Brasil hoje?

Eu não sou hipocrita, eu gosto da cultura, musicas artes de outros países, mas aprendi desde de criança respeitar o que tenho aqui, valorizar a terra onde nasci.Um exemplo claro : a mídia fala mal do exército sem conhece-lo, apenas para dar notícia. A grande verdade é que muitos leigos ainda confundem forças armadas com a ditadura.É triste. Mal sabem eles que muitos países, inclusive a America do Norte vem aqui para o Brasil receber treinamento militar que é um dos melhores do mundo,nossa  Aeronáutica e Marinha são tidas como modelo no mundo todo, não falo isso por falar apenas estou repetindo as palavras dos generais das três forças.O país que valoriza suas forças armadas é muito abençoado, pois ela só existe para proteger seu próprio povo.Viu só? São coisas que muitos não conhecem e também vamos ser sinceros que muitos não querem conhecer. Mas eu penso que faço minha parte escrevendo esse texto, porque amo minha bandeira e  acredito nela. Amanhã é día de eleição, dia importante para nossa cidade e a maioria votará porque é obrigado então votará em qualquer um e os poucos candidatos que temos para votar são apenas uma miragem do que deveriam realmente ser. Mas claro que todos vão reclamar, como já reclamam. Copa do mundo por exemplo, como diz uma propaganda da Bhrama sobre pessimismo, que é muito presente.


Eu concordo infelizmente o pessimismo está muito presente,pior ainda tem gente que torce para não dar certo. Veja bem. Um país que abriga todas as nações, história, o peso mundial que carrega pode ser sim uma excelente copa.Eu sou otimista quanto a isso, pois se eu deixar de acreditar vou ser igual aqueles que cospem no prato que comem mas no dia seguinte estão comendo de novo. Eu sempre fui guiado por vontade, por príncipios. Se não está satisfeito faça algo para ficar, não gosta do país? se esforçe e saia dessa terra, quer reclamar? Comece saindo do seu computador e vá agir de verdade. É simples...cada um tem sua escolha.Eu por meio de minhas palavras já fiz a minha e você qual é a sua escolha?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ser você mesmo.


Bem e  o mal, tristeza e a alegria. Máscaras de teatro. Infelizmente algumas pessoas usam essas máscaras, mas não por serem falsas.

Por precisarem.

Sim existe muita gente falsa que usa uma máscara para acabar com a felicidade de alguém porque não possui uma própria, suga sem pensar nas consequências.

Mas às vezes, as pessoas que querem algo certo, que são honestas e determinadas também precisam usar máscaras...é triste. Mas eu acredito que para se adaptar  nessa grande selva é preciso. Porque também ao redor delas existem as outras pessoas que não conseguem ver um lado positivo da vida, uma forma de conversar sem criticar, sem julgar. Não culpe essas pessoas, apenas tenha pena.Sejam amigos ou familiares, não sinta raiva.

Porque eu digo pena? Simples.É uma frase antiga : ''Cada um chora por onde sente saudade''. Mas precisamos ser mais fortes que elas, porém não podemos nos desgastar e entrar nessa energia, infelizmente nós temos que tomar decisões dolorosas, como se afastar dessas pessoas. Não digo totalmente, porque algumas delas tem o nosso amor. E é por isso mesmo, por amor é preciso distância, para assim ter liberdade, para assim sermos nós mesmos.






Você pode até observar uma roseira. As rosas maiores estão sempre em um caule só enquanto as outras estão sempre do seu lado. É díficil ver uma rosa linda mesmo com outra do lado. Sabe como se chama isso? Individualidade. A própria natureza mostra que para crescer forte e linda é preciso separar as coisas. Cada um no seu caule, respeitando a beleza da outra.


As vezes as pessoas não entendem isso. Não é que elas sejam más, pelo não a maioria. Pelo contrário elas são boas e querem nosso bem, mas não entendem que precisamos de nosso espaço, da nossa própria paz, sem julgamentos, sem críticas.

Mas talvez você pergunte: ''Peraí Raposa...ninguém vive sem críticas, tem medo de ser criticado?''

Bom, em resposta eu digo não, não tenho medo de ser críticado, nós somos colocados a prova em todo momento. Mas o que falta nas pessoas é jeito, é educação é pensar antes um pouquinho: '' Talvez esteja sendo díficil para ele/ela. Acho que vou conversar para ver o que está havendo.''

Infelizmente meus caros, isso é utopia...das grandes. As pessoas não tem essa sensibilidade com as outras, nós somos muito egoístas, quanto mais duro eu for mas vou ter respeito. Doce ilusão não?

Por isso você que está passando por isso lembra, as pessoas não são sensíveis como você , talvez até ache mas é dificil. Mas não caia na delas, não grite, não discuta, não faça nada. Se distancie, sem ser mal educado, seja você mesmo, apenas saiba que não poderá contar com essa pessoa. Talvez em alguns momentos, mas não em todos.

Você, nós que passamos por isso somos fortes e desejamos ser pessoas melhores, melhores ainda do que já somos, afinal temos que ser nós mesmos e sermos felizes.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Chorar.


Sabe porque a gente chora?

Sempre me perguntei isso e depois de várias lágrimas...acho que encontrei a resposta. Eu sofri nesse mês um soco muito forte no meu peito, não aquele que estufa sabe? Aquele que abre a carne e atinge diretamente o coração com uma lança fria e pontiaguda.

Muitos dirão que é besteira, criancisse, mas para mim não foi. Nada é.O mais engraçado é que há tempos tenho sido avisado disso, no fundo da minha alma eu sabia que iria sofrer logo, mas não imaginava que fosse tão forte o golpe.As vezes eu vago por ai sem dizer uma palavra, porque não importa o que eu diga nada vai voltar a ser como era. Eu fui do céu ao inferno em poucos meses. Mas mesmo nas minha incontavéis lágrimas eu via a casca se soltando...mas sabe de uma coisa? Doí demais, doi muito...mas foi necessário para eu amadurecer.

Nós geralmente choramos porque estamos tristes, mas existe outro motivo também.Quando choramos por algo que nos fez mal, não sinta vergonha em derramar lágrimas.Pois aquela água que caí é toda a impureza,tudo de ruim que um dia te machucou.Depois disso, nada sobrará somente um novo motivo para seguir em frente.