segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cíumes



Esses dias escutei uma conversa entre 2 pessoas e um delas disse: “assim fico com ciúmes”, então eu me perguntei, será que isso é uma coisa boa? Foi então que reparei, o ciúmes nunca é bom, ele te faz ficar um pouco obcecado.

Veja bem, como diz o sábio Meishu Sama, todo sofrimento é causado por apego, e se pensarmos bem, ciúmes nada mais é do que apego. Você começa a ter idéias sobre essa pessoa ou objeto sendo tirado de você, ou seja, você esta perdendo algo, algo que na verdade não é seu de verdade. Ou seja, apego com algo ou alguém.

E eu posso dizer com toda certeza que ate o mínimo ciúme que você possa sentir já te faz mal, ate porque passei muito tempo obcecada com idéias que não tinham fundamento e quanto mais eu me ligava a esse apego nessa pessoa mais ciúmes eu tinha, e pior eu me sentia. A verdade é que eu vivia em função de ter ciúmes dessa pessoa.

Algumas pessoas parecem que tem ciúmes no DNA, eu sei porque sou uma delas, mas acredite em mim, não de ouvidos a essas idéias, tentar não ligar e desapegar disso é a melhor coisa a se fazer, evita stress e muitas brigas. Mesmo que seu ciúme seja pequeno.

Apensa de não gostar nem um pouco dessa frase “ninguém pertence a ninguém”. Eu NUNCA gostei de ouvir isso, sempre me senti mal por ouvir essa frase, mas tente entender, pessoas são livres para fazer o que querem, e não são posse de ninguém, por isso, pensar dessa forma talvez faça você entender que apego não é bom.

Apenas entenda que ciúmes é uma coisa e cuidado é outra, quando seu namorado diz “não gostaria que você saísse com esse fulano” é apenas o cuidado que ele tem com quem ele ama, e ciúmes pode ser visto como “você não vai sair com essa roupa, se você sair eu termino com você!”. Temos que ter discernimento para entender ate onde vai o cuidado e quando esse cuidado começa a ser ciúmes.

Na minha opinião esse assunto é muito mais complexo do que parece, veja bem, quando alguma pessoa da a opinião dela, e você entra nessa neurose, pensa mil coisas e começa a pensar também o que o mundo vai pensar a seu respeito se essa pessoa tiver alguma atitude que a sociedade considera errada. Aí é que a confusão na sua cabeça só cresce.

Mas, se você é como eu, ciumenta desde que me entendo por gente, tente não se importar com esses pensamentos e nem com o que as pessoas dizem a respeito. Se você não tem motivos, não sinta, apenas ignore esse sentimento e se importe mais com você mesma. Acredite porque isso vai fazer bem apenas para uma pessoa: você!




Bela arma. Ciúme. Uma pequena palavra só que com muitos significados mas sua definição final é sempre a mesma.Dor entre ambas as partes.
Esse sentimento pode ser considerado bom e ruim ao mesmo tempo, no ciume ficamos possessivos, agressivos, dominadores, mas existe aquele ciúme que nem deveria ser chamado assim, mas digamos...um carinho, uma preocupação.Eu particularmente sempre tentei controlar esse sentimento, porque ele não é muito bom ter por perto.Foi muito díficil várias vezes. Digamos que ele é aquela pequena voz ruim falando para nós. Mas será que existe ciúme bom ? Não sei, sinceramente acho que quando começa a te prender, a te machucar, nada é bom. Seja amigo, namorado ou qualquer pessoa que seja. A pergunta deve ser apenas essa: Eu gosto dela/dele? Se a resposta for sim segure seu ciúme e saiba que se o sentimento for reciproco, no final você sempre receberá um abraço sincero e uma palavra carinhosa.E entao perceberá que todo ciúme que sentiu foi inutil, força desperdiçada.Quem gosta, não prende, não monopoliza, quem gosta sabe e confia.Tem medo de perder alguém que ama para uma outra pessoa?
Se essa pessoa gostar de você nunca perderá.Sinta carinho, preocupação, vontade de proteger, ciúme não. Ele nos mata aos poucos e o amor, sempre nos deixa mais forte.


                                                                                         Stefani Burger e Sérgio Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário