terça-feira, 26 de junho de 2012

RIO + 20

Recentemente tivemos um grande evento em prol da sustentabilidade. Este evento é conhecido como Rio +20. +20 porque fazem 20 anos desde o Eco 92 que aconteceu em 1992. Ao contrario do Rio +20 a Eco 92 teve a maior participação de presidentes interessados na causa que vieram e fizeram deste evento um dos mais importantes.


Este ano fiquei perplexa com a edição seguinte deste evento. A Rio +20 começou com um relatório bem ambicioso e ao final do evento pouquíssimas coisas foram aceitas e o relatório ficou bem pobre. Pobreza inclusive é o tema mais importante desde relatório pouco ambicioso. Os países que participaram deste encontro falaram muito sobre erradicação na pobreza, o que me deixa em duvida como o governo brasileiro pretende colaborar com isso?
Em um pais onde o governo desvia verbas da merenda escolar para seu próprio bolso, onde o governo cobra mil taxas do povo que mal ganha um salário mínimo descente, realmente não compreendo como erradicar a pobreza em um lugar assim.


O governo gastou milhões para realizar um evento onde as expectativas não foram atingidas, os assuntos não foram tratados como deveriam ser, muitos países de primeiro mundo dos quais deveriam estar presentes não vieram e isso tudo para que? Apenas para “inglês ver” e isso tudo quem pagou foi o povo. Isso mesmo, nós, os trouxas, pagamos mais uma vez para as pessoas que nos representam não resolverem nada, nada porque não talvez não seja do interesse deles tornar a vida do povo que eles tanto “gostam” melhor.






Resumo da ópera, apenas mergulhamos, mergulhamos mas não achamos nenhum tesouro no navio.Não somos pessimistas mas essa grande idéia, esse grande evento deveria ser maior do que foi. Apenas ficamos com a esperança que tanto algumas organizações e a população o quanto é importante preservar o meio ambiente.


A economia verde por exemplo, visa no crescimento da renda e no emprego, por meio de investimentos tanto públicos quanto privados, porém praticar sustentabilidade é muito mais do que investir, é sentir é de fato entender a situação que nos encontramos. E os Estados Unidos, China e Índia que são um dos maiores poluentes do mundo? Assim fica díficil ajudar o planeta se um ou dois não fazem sua parte, é o nosso mundo, deveríamos cuidar mais dele.


E quanto a pobreza? Poderemos erradica-la? Não. A pobreza sempre vai existir, o que podemos fazer é trabalhar para que não haja miséria, que é uma palavra muito diferente, o pobre trabalhador, pode sim vencer na vida e assim crescer como pessoa. É preciso incentivar a população, obter uma concorrência perfeita, assim como economia, concientizar, educar quantas vezes for necessário.


Claro que a troca de interesses existem e vai continuar existindo, mas os governos do mundo tem que entender que nossos recursos naturais e os deles um dia ficarão escassos, e se não os protegerem agora vai ser tarde de mais. Rio +20 foi uma das poucas chances que temos de virar nossos rostos pro espelho e pesar na balança o que realmente importa para o nosso futuro. Nossas maquinas, ou nossa árvores? A ultima tecnologia ou o futuro dos nossos filhos?




Stefani Burger e Sérgio Luis

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Lenda de Kánoedhel

Nova Jornada.

Quanta coisa se passou, saí da minha terra natal em busca de auto conhecimento e acabei encontrando muito mais do que esperaria encontrar.Conheci a tristeza, a morte, o desespero, amor e esperança, exatamente nessa ordem, mas aqui estou.Depois de uma sangrenta batalha posso ter alguns momentos de paz com minha nova companheira.É, nunca pensei que diria isso mas se não fosse por ela estaria na pior agora.Mas agora não é hora de rodeios, preciso pagar minha promessa.Prometi contar minha origem, e assim eu vou. Eu sou o terceiro filho da Família Aina, vindo da Floresta Verde, que hoje é chamada de Floresta das Trevas pois no sul habita um mal que nem os elfos podem aniquilar.Meu pai lutou nas primeiras guerras, conheceu muita gente e viu praticamente o nosso mundo tomar forma, meus irmãos, Amanthalion e Aquarion, minha mãe, Lothmel. Meu nome foi escolhido com uma profecia, que eu seria um comandante da minha vida e nasci para inspirar quem estiver ao meu redor.O significado do meu nome Káno = Comandante, Edhel = elfo. Meus irmãos sempre diziam que eu era muito ingênuo e concordo com eles, eu demorei para amadurecer, mas sempre estava de prontidão não importa o que fosse para ajudar.

Minha intenção não era participar dessa guerra, na verdade era ir com meus pais para as terras imortais.Mas meu pai queria que eu descobrisse mais sobre a Terra Média, que eu vivenciasse e aproveitasse nosso mundo.Então eu parti para uma longa viagem de descobrimento, acho que seria de auto descobrimento eu diria. E acabei encontrando muito mais do que deveria...eu sabia que o mundo estava mudando, e que nós os elfos deveriam partir, muitos partiram e o clima de melancolia estava presente. Mas não queria pensar nisso, não queria desistir, eu fiz uma promessa ao meu pai.Mas no mesmo momento que a viagem estava difícil eu sentia uma grande solidão e em momento de descuido e fraqueza a tristeza tomou conta de mim, eu não sabia o que faria e aonde iria, caí em uma crise existencial.E nesse momento estava completamente vulnerável, mas também no mesmo momento que cheguei a fronteira de Rohan, onde sinto que realmente minha história começou, pois foi ali que renasci para uma nova vida, enfrentei minha primeira batalha e minha primeira amizade.Eu sorrio feito uma criança agora, e não sinto mais medo ou sozinho.Infelizmente a guerra é inevitavel e sei que terei de lutar mais uma vez, mas não temo mais, não tenho o porquê.Mas eu estou muito feliz, de estar do lado da raça humana, aquela que sempre tive fascínio e muito orgulho.Não esquecerei dessa pequena elfa de cabelos dourados que parece que ficará ou assim espero do meu lado durante muito tempo. Estou pronto para o proxima viagem, para a proxima jornada. Sim eu digo, que hoje a noite encontrou o dia.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cíumes



Esses dias escutei uma conversa entre 2 pessoas e um delas disse: “assim fico com ciúmes”, então eu me perguntei, será que isso é uma coisa boa? Foi então que reparei, o ciúmes nunca é bom, ele te faz ficar um pouco obcecado.

Veja bem, como diz o sábio Meishu Sama, todo sofrimento é causado por apego, e se pensarmos bem, ciúmes nada mais é do que apego. Você começa a ter idéias sobre essa pessoa ou objeto sendo tirado de você, ou seja, você esta perdendo algo, algo que na verdade não é seu de verdade. Ou seja, apego com algo ou alguém.

E eu posso dizer com toda certeza que ate o mínimo ciúme que você possa sentir já te faz mal, ate porque passei muito tempo obcecada com idéias que não tinham fundamento e quanto mais eu me ligava a esse apego nessa pessoa mais ciúmes eu tinha, e pior eu me sentia. A verdade é que eu vivia em função de ter ciúmes dessa pessoa.

Algumas pessoas parecem que tem ciúmes no DNA, eu sei porque sou uma delas, mas acredite em mim, não de ouvidos a essas idéias, tentar não ligar e desapegar disso é a melhor coisa a se fazer, evita stress e muitas brigas. Mesmo que seu ciúme seja pequeno.

Apensa de não gostar nem um pouco dessa frase “ninguém pertence a ninguém”. Eu NUNCA gostei de ouvir isso, sempre me senti mal por ouvir essa frase, mas tente entender, pessoas são livres para fazer o que querem, e não são posse de ninguém, por isso, pensar dessa forma talvez faça você entender que apego não é bom.

Apenas entenda que ciúmes é uma coisa e cuidado é outra, quando seu namorado diz “não gostaria que você saísse com esse fulano” é apenas o cuidado que ele tem com quem ele ama, e ciúmes pode ser visto como “você não vai sair com essa roupa, se você sair eu termino com você!”. Temos que ter discernimento para entender ate onde vai o cuidado e quando esse cuidado começa a ser ciúmes.

Na minha opinião esse assunto é muito mais complexo do que parece, veja bem, quando alguma pessoa da a opinião dela, e você entra nessa neurose, pensa mil coisas e começa a pensar também o que o mundo vai pensar a seu respeito se essa pessoa tiver alguma atitude que a sociedade considera errada. Aí é que a confusão na sua cabeça só cresce.

Mas, se você é como eu, ciumenta desde que me entendo por gente, tente não se importar com esses pensamentos e nem com o que as pessoas dizem a respeito. Se você não tem motivos, não sinta, apenas ignore esse sentimento e se importe mais com você mesma. Acredite porque isso vai fazer bem apenas para uma pessoa: você!




Bela arma. Ciúme. Uma pequena palavra só que com muitos significados mas sua definição final é sempre a mesma.Dor entre ambas as partes.
Esse sentimento pode ser considerado bom e ruim ao mesmo tempo, no ciume ficamos possessivos, agressivos, dominadores, mas existe aquele ciúme que nem deveria ser chamado assim, mas digamos...um carinho, uma preocupação.Eu particularmente sempre tentei controlar esse sentimento, porque ele não é muito bom ter por perto.Foi muito díficil várias vezes. Digamos que ele é aquela pequena voz ruim falando para nós. Mas será que existe ciúme bom ? Não sei, sinceramente acho que quando começa a te prender, a te machucar, nada é bom. Seja amigo, namorado ou qualquer pessoa que seja. A pergunta deve ser apenas essa: Eu gosto dela/dele? Se a resposta for sim segure seu ciúme e saiba que se o sentimento for reciproco, no final você sempre receberá um abraço sincero e uma palavra carinhosa.E entao perceberá que todo ciúme que sentiu foi inutil, força desperdiçada.Quem gosta, não prende, não monopoliza, quem gosta sabe e confia.Tem medo de perder alguém que ama para uma outra pessoa?
Se essa pessoa gostar de você nunca perderá.Sinta carinho, preocupação, vontade de proteger, ciúme não. Ele nos mata aos poucos e o amor, sempre nos deixa mais forte.


                                                                                         Stefani Burger e Sérgio Luis

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Verdade.

Eu sou um cara meio desleixado com várias coisas, muitas delas não dou a mínima importância. Mas uma coisa que sempre foi o meu mais orgulho e alegria, foi o dom de escrever. O dom de mostrar um outro lado para as pessoas das coisas da vida, amorosas, amizades...realmente escrever para mim é estar vivo. Eu fiz muitas poesias, muitas críticas, criei muitos personagens. O primeiro deles foi o Kánoedhel, um elfo que acreditava na raça humana, determinado e muitas vezes ingênuo. Não via sua imortalidade como motivo de ser superior aos outros e o lugar por onde passou deixou seu rastro, criando assim sua lenda. É o meu personagem mais precioso. Segundo foi o Papillon, um escritor que não contente com sua vida, começa as escrever as histórias das pessoas, conhecendo muitas delas e compartilhando seus comportamentos e histórias. E mais tarde, ainda estou trabalhando em outra história grandiosa que conta minha vida só que na fantasia.

Como escritor e observador gosto de conhecer pessoas, gosto ver o comportamento delas, como elas são. E ajuda-las se por acaso elas precisarem de mim, mesmo aquelas que não mereceram e que não olham na minha cara hoje, não tenho arrependimento nenhum. Faria tudo de novo, porque naquele momento eles precisaram de mim e se precisarem de novo eu vou estar de novo.Sou assim mesmo. Quando decidi criar esse blog com essa  bela escritora eu não sabia o que esperar e o que escrever. Mas foi tomando forma e conversamos sobre muita coisa. Mas hoje não é o dia de escrever de mim, na verdade é o dia de escrever dela. Porque? Porque ela merece. Desde quando eu a conheci nunca me passou pela cabeça que ela seria comum. Não, não mesmo, ela tinha algo especial dentro dela que não sabia explicar, fui conhecendo elas aos poucos, compartilhando nossas histórias e pensamentos. Desde então tenho ficado muito feliz com sua companhia, no céu a noite vemos sempre estrelas piscando certo? Mas tem aquelas que não piscam, só brilham e a Stefani é justamente esse tipo de pessoa, uma estrela que só brilha e que todos ficam admirados com sua luz. Eu me orgulho muito, de verdade dela, como pessoa, como mulher, como amiga, ela completa.Nós conhecemos pessoas as vezes que passam tão rápido nas nossas vidas, porém ela quero que permaneça sempre. E claro que também fica o recadinho de quem magoar ela. Eu quebro. Sabe Stefani, eu gostaria de fazer umas surpresa para você gostaria de lhe entregar essa poesia que eu escrevi dedicada a você.Eu espero que  goste porque foi escrita de coração.





Acordei e vi os raios de sol batendo no meu rosto
E no campo verde vi as flores, ah que flores
Mas uma me chamou a atenção..

Uma flor que não nem vermelha nem rosa
Apenas não era comum naquela época
Parecia uma especie de tulipa dourada

Linda e imponente, diferente
Como nunca tinha visto naquele campo
E gostei. Deu um ar novo a região

E aqui na floresta de pedra
Também encontrei uma flor dourada
Em forma de gente, de mulher

Coroada de louros, vitoriosa
Esse é o significado de seu nome
Alguma dúvida de como será seu futuro?

Eu nenhuma. Será muito bom
Seus cabelos são como o sol
Raios de sol que iluminam...

E seus lindos olhos castanhos...
Existem diversos olhares
Mas fortes como os seus não há

Uma bela mulher com um belo coração
Pequena de tamanho mas grande de espírito
E me orgulho de ter  você perto de mim

''O céu deve permanecer sempre azul  e claro não importa a distancia que você esteja dele''.

Eu  gosto de surpresas Téh..espero ter conseguido com essa ;) Sempre vai ser especial para mim, sempre. Tenho muito orgulho de você! Como uma Fenix você ainda vai voar para muito longe e nao tenha medo cair, sempre vou estar embaixo para te empurrar e fazer você voar de novo.